Potencial turístico do Espírito Santo abre novas oportunidades de negócio
Seg, 29 de julho, 2013

Neste ano, a professora e turista paulista Isabel Borsoi esteve pela terceira vez no Espírito Santo, realizando seu desejo de conhecer com mais tempo o que o Estado tem a oferecer. A primeira vez que ela esteve em solo capixaba foi em 2006, na cidade de São José do Calçado, e a segunda, em 2009, visitando Guaçuí. Nas duas ocasiões para rever amigas. Mas ela ainda mantinha a curiosidade de conhecer mais sobre o lugar que era tão comentado por um de seus alunos, filho de pais capixabas. Por isso, decidiu regressar.

“Finalmente voltei para fazer turismo com um tempo maior: visitei Vitória, Vila Velha, Domingos Martins, Guarapari, Alfredo Chaves, entre outros locais. Gostei demais da diversidade de cenários: praias, serra, campo e a facilidade de acesso entre eles. Surpreendeu-me bastante pela beleza, principalmente das cachoeiras”, explica animada.

O depoimento de Isabel atesta as potencialidades naturais que o Espírito Santo exibe de norte a sul, com benefícios como fácil acesso e proximidade. Organizados em oito rotas turísticas, os caminhos levam o visitante a desfrutar as delícias do litoral, do turismo religioso, náutico, ecoturismo e agroturismo. São elas: do Mar e das Montanhas, dos Vales e do Café, do Sol e da Moqueca, do Verde e das Águas, da Costa e da Imigração, do Mármore e do Granito, do Caparaó e Caminhos do Imigrante.

Essa diversidade torna-se atrativo, assim como foi para Isabel, possibilitando que a cada dia surjam novos negócios e haja valorização dos já existentes. Mas como empreender e aproveitar os atrativos da cidade, conquistando uma fonte de renda a partir das oportunidades turísticas? O conhecimento é uma das chaves para o sucesso. Por isso, a Secretaria Estadual de Turismo oferece cursos de qualificação por meio do Qualifica ES Turismo, para gerar potencialidades e oportunizar geração de recursos por meio das atividades relacionadas ao trade turístico.

Os cursos, destinados a proprietários, funcionários ou interessados em trabalhar em hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, comércio e outros empreendimentos que atendem aos turistas são realizados gratuitamente com apoio das secretarias municipais.

E incentivar a qualificação de sua funcionária, a camareira Chayanna Ribeiro Cardoso, foi o que fez o empresário Osmar, proprietário do Hotel Solar de Brasília, localizado em Piúma, sul do Estado. O empreendedor soube da importância no investimento em qualificação para manter o padrão de bom atendimento. “Ele disse que seria importante para meu crescimento profissional e me estimulou a participar da capacitação do Qualifica ES, estou muito contente em ter participado”, avalia Chayanna.

Se você é um empreendedor e quer investir na própria carreira e na de seus funcionários, aproveite os cursos do Qualifica ES Turismo disponíveis em sua região.
 

Outras notícias

© 2013 | Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo desse site. Desenvolvido por: HM DESIGN