Turismo: cursos movimentam Domingos Martins
Capacitações do projeto Qualifica ES Turismo levam à comunidade martinense conhecimentos nas áreas de vinhos, café colonial e cozinha alemã.
Sabia que o Espírito Santo é um dos maiores mercados de vinho do Brasil, sendo o maior comprador da bebida chilena? E que só pode ser assim chamado aquele produzido com uvas? Os que são feitos a partir de jabuticaba, maçã e outras frutas são intitulados como vinho equivocadamente.
Essas e outras informações foram abordadas durante o Curso Básico de Vinhos, promovido pelo Qualifica ES, em Domingos Martins. Durante o evento, realizado entre os dias 8 e 15 de outubro, empreendedores locais puderam mergulhar na história da bebida, suas propriedades, melhores formas de apresentação e serviço, com objetivo de que eles apliquem o conhecimento adquirido no dia a dia do trabalho e no atendimento ao turista.
“Por ser uma região de grande potencial turístico e de alto valor para o Espírito Santo, é de suma importância que nossos comerciantes e donos de estabelecimentos estejam bem preparados para recepcionar os visitantes. Tivemos uma grande procura pelos cursos, o que demonstra o interesse do martinense em se aperfeiçoar”, diz Verona Alves, turismóloga da Secretaria de Turismo de Domingos Martins.
Para a gerente do Grossmutter Restaurante, Irani Bello, o encontro trouxe novidades ao seu ramo de atuação. “Já participei de outros cursos sobre vinhos, mas esse me deixou muito satisfeita, pois absorvi muitos dados. O instrutor tem amplo conhecimento e a linguagem utilizada foi compreensível e rica. Vou transmitir o conteúdo do curso para os funcionários do restaurante, pois aprendemos que há diferenciação já no servir do vinho. Adoraria uma continuidade do assunto para que possamos nos aprofundar no tema”, afirma.
Já o proprietário do Espresso Café, Claudio Augusto Schwambach, vislumbra a possibilidade de expansão de seu negócio. “A qualidade do material da capacitação é impressionante, superou minhas expectativas. Começar com a história do vinho e seus princípios foi enriquecedor. No meu comércio o café é produto forte, mas estudamos para os próximos anos apresentar uma ampla cartela de vinhos. Percebi que temos bastantes pontos que podemos potencializar”, destaca.
Café Colonial
Outro curso ofertado à comunidade do município foi o de Café Colonial, com receitas de abrir o apetite. Realizada entre 2 e 11 de outubro, quem aprovou a iniciativa foi a funcionária pública Mara Regina Bringer que julga ter saído do curso com um universo de informações para aplicar em casa e no trabalho. “Justamente neste momento estou preparando uma das receitas que aprendi durante o treinamento para café colonial: a torta de legumes, que será nosso café da tarde de hoje”, diz empolgada.
Também quer se qualificar? Então fique de olho nos treinamentos oferecidos pelo Qualifica ES Turismo em sua região. Acesse o site www.turismo.es.gov.br ou procure a secretaria de turismo de seu município.