Notícias
  11/07/2019 às 12h03

Rodoviários voltam às ruas contra retirada de cobradores dos novos ônibus do Transcol, em Vitória


5
0
Rodoviários voltam às ruas contra retirada de cobradores dos novos ônibus do Transcol, em Vitória

Um grupo de trabalhadores do sistema rodoviário voltou às ruas, nesta quarta-feira (10), em protesto contra a retirada dos cobradores dos novos ônibus do Transcol. Na nova frota, entregue em junho, a viagem é cobrada apenas através da bilhetagem eletrônica, dispensando o trabalho do cobrador nestes coletivos. Em nota, a Secretaria dos Transportes e Obras Públicas (Setop) garantiu que a novidade não vai gerar demissões.

A manifestação do Sindicato dos Rodoviários começou na Avenida Vitória. De acordo com a Guarda Municipal, o grupo ocupa duas faixas no sentido Centro. Com faixas, bandeiras e acompanhados por um trio elétrico, os trabalhadores mostram a insatisfação com a possível dispensa de cobradores após a entrega dos novos ônibus.

Outras duas manifestações já foram feitas pelo mesmo motivo. A primeira no dia 1º de julho. Já a segunda aconteceu dois dias depois.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook e pelo Instagram.

Setop
Em nota, a Secretaria dos Transportes e Obras Públicas (Setop) esclareceu que não haverá demissão por conta dos novos coletivos e que vem realizando reuniões semanais com a categoria.

A secretaria destacou ainda que a cobrança exclusivamente por meio do Bilhete Único (cartão) visa trazer mais agilidade no embarque e mais segurança, já que retira o dinheiro do ônibus, além da possibilidade de integração.

"Em razão da implantação do Bilhete Único, haverá maior oferta de emprego no Sistema. Isso vai permitir que os profissionais que atuam como cobradores atualmente dentro coletivos passem a exercer novas funções, até mesmo fora dos coletivos. As empresas operadoras vão incentivar os funcionários para que participem de cursos de requalificação, por meio de parcerias com o Sest Senat, para aprimoramento profissional e aperfeiçoamento para novas atividades como motorista, mecânico, eletricista, entre outros", diz a nota da secretaria.

Por: G1 ES

Link da matéria original: 
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2019/07/10/rodoviarios-voltam-as-ruas-contra-retirada-de-cobradores-dos-novos-onibus-do-transcol-em-vitoria.ghtml

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

225
36

Amigos da Super