Notícias
  06/05/2019 às 11h02

Ônibus do Transcol com Wi-Fi começam a ser testados na Grande Vitória


5
0
Ônibus do Transcol com Wi-Fi começam a ser testados na Grande Vitória

Dois ônibus do Sistema Transcol com equipamentos de Wi-Fi já estão em circulação na Grande Vitória. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop/ES) neste domingo (28).

No início do mês, o governador Renato Casagrande anunciou a instalação de ar condicionado e internet Wi-Fi em, pelo menos, 100 ônibus a partir do final de maio. Os dois veículos em circulação, segundo a Setop, têm o sistema de internet instalado para calibração e ajustes.

“Vamos começar até o final do mês de maio com 100 ônibus, para facilitar a vida do usuário. Para que as pessoas possam se divertir, trabalhar e se comunicar através do telefone com acesso à internet”, disse o governador na ocasião.

Já a frota com ar condicionado, será alterada gradualmente: "vinte e um novos ônibus por mês a partir de junho”, explica o governador. Segundo ele, um total de 600 ônibus terão ar condicionado. “A prioridade será para ônibus que fazem as linhas troncais, de terminal a terminal”, completou.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook e pelo Instagram.

Ônibus maiores

Teve início, no último dia 23, os testes com o ônibus de 15 metros para atender ao Sistema Transcol. O objetivo da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) e do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) é testar de viabilidade técnica do modelo fabricado pela Volvo, que está em circulação em todo o Brasil.

Segundo a Ceturb-ES, o coletivo seria uma alternativa ao ônibus articulado, que é muito caro e possui custo de manutenção muito elevado. A linha escolhida para o teste foi a 503, que faz o trajeto Terminal Laranjeiras - Terminal Vila Velha, via Reta da Penha e Avenida Lindenberg.

Por ser muito longo, os testes com o ônibus incluem verificar em quais locais e lugares ele pode rodar, já que dentro dos bairros as ruas são estreitas para determinadas curvas. A capacidade do veículo é de 115 passageiros sentados e em pé, enquanto os ônibus articulados comportam 125. Já o convencional tem capacidade total para 78 pessoas.

Os poucos ônibus desse modelo que estão rodando no Brasil são todos da própria fábrica e estão em fase de teste. Os veículos não foram comercializados para as empresas de ônibus. A Ceturb-ES esclarece que o teste não significa que o Sistema Transcol irá adquirir esse modelo.

Por Folha Vitória

Link da matéria original:
https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/04/2019/onibus-do-transcol-com-wi-fi-comecam-a-ser-testados-na-grande-vitoria

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

262
38

Amigos da Super