Notícias
  08/11/2019 às 12h44

K Entre Nós | A relação entre pais e filhos adolescentes


2
0
K Entre Nós | A relação entre pais e filhos adolescentes

De um lado, pais preocupados em disciplinar e tornar o filho uma boa pessoa. Do outro, filhos querendo crescer, experimentar e viver a vida cheios de hormônios bagunçado tudo.

O que temos de observar é que existe um limite para tudo. Um limite entre o cuidado, a disciplina e a repressão. E como filho não vem com manual, muitos pais acabam ultrapassando essa linha. Erra-se tentando acertar. Também há um limite entre desejar respeito a individualidade e a libertinagem, afinal as consequências de erros dos menores de idade caem muitas vezes no colo dos pais.

E como encontrar esse limite? Construindo relacionamento! Não existe uma fórmula nem uma forma correta em se criar filhos adolescentes, tampouco existe a forma correta de ser um adolescente. Temos que ter em mente que se trata de seres humanos, que se emocionam, que respiram e que erram.

+ Siga a rádio FM Super também pelo FacebookInstagram e YouTube.

Um bom caminho para os pais é dar liberdade gradativa e ver como o filho reage a cada situação. Entenda, nem sempre vai ser da forma desejada, mas se for de uma forma boa, que não desrespeite nem coloque a saúde dele em risco, há de se considerar um resultado satisfatório.

Pois se tem algo que atrapalha as relações são as expectativas. E a adolescência está aí para desmontar muitas delas. Adolescente não é mini adulto, adolescente é pessoa em crescimento, uma transição entre ser criança e ser gente grande. E quanto mais suave for essa fase, maior a chance de se tornar um adulto emocionalmente saudável. Seja honesto, mas não espere de um adolescente a mesma maturidade de um adulto. Bom senso é a palavra de ordem. Muita conversa e paciência para ambas as partes. É uma fase. E passa!

Marcelle Paganini – Psicóloga e sexóloga
Sexualidade inteligente

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

247
36

Amigos da Super