Notícias
  29/11/2019 às 17h54

K Entre Nós | Homem não chora?


3
0
K Entre Nós | Homem não chora?

Estamos no final do novembro azul, e nada mais justo do que dedicar um espaço para refletirmos sobre a masculinidade atualmente.

Muitos homens cresceram acreditando que não deveriam se cuidar, que deveriam ser saudáveis por natureza. Cuidar da aparência então? Nossa, coisa de mulher. Qual homem nunca escutou que deveria ser isso ou aquilo, que tal atitude não era "coisa de homem", ou que deveria "virar homem". Mas afinal, o que é ser homem?

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Acontece que por conta desse pensamento os homens ainda têm uma expectativa de vida menor que das mulheres (fonte OMS). E a maior explicação encontrada pelos pesquisadores são a falta de cuidado com a saúde e maior exposição a riscos. Ou seja, muitos homens acreditam verdadeiramente que devem ser fortes e contar apenas com a natureza para se manterem saudáveis, dentre muitas outras crenças erradas.

E falando em crença errada, uma das maiores discussões entre as mulheres é aquela: os homens prestam ou não prestam? Os homens têm emoções?  Semana passada falamos dos vários ciclos femininos e em contraponto trouxemos essa reflexão para esta semana.

O fato que temos em mãos é que antes da pessoa ser homem ela é um ser humano. E sim, a pessoa do sexo masculino possui um aparelho psíquico e está também a mercê das emoções. O que ocorre é que culturalmente a forma de vivenciar e expressar essas emoções geralmente é muito diferente da mulher.

O que não quer dizer que isso faz do homem um ser "que não presta" ou um ser insípido. Pelo contrário, as emoções masculinas podem ser muito mais complexas de serem acessadas e compreendidas dependendo da carga cultural (isso conta a criação, o modo de pensar, o modo de viver etc.) a que esse homem foi submetido.

Para alguns essa carga é tão pesada que fica difícil de carregar. Um grande exemplo disso é a questão sexual. Os homens são levados a acreditar que ser um bom homem é estar sempre pronto para o sexo, em perfeitas condições físicas, não podendo sequer negar o ato com alguma mulher. E sabe o efeito de acreditar nisso e tentar viver assim? Muitos homens têm tido cada vez mais cedo disfunção erétil ou ejaculação precoce por ansiedade de performance. E para piorar, o homem se sente tão mal ao se perceber nesta condição que para chegar até o tratamento é um sofrimento emocional imenso, o que obviamente só agrava o caso.

A área sexual como eu disse é apenas um exemplo de como negar a questão emocional e de autocuidado pode ser prejudicial para a saúde do homem. E infelizmente muitos desses discursos vem enraizado a tanto tempo, que no final das contas não sabemos nem porque acredita-se nisso.

Cabe ao homem se permitir, se compreender e começar a quebrar certos paradigmas, assim como as mulheres têm feito. O que seria do ser humano se não melhorasse, não evoluísse o pensamento não é mesmo?

Quer sugerir algum tema para o K entre nós? Envie sua mensagem para: (27) 99995-9450.

Marcelle Paganini
Psicóloga e Sexóloga

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

264
38

Amigos da Super