Notícias
  06/12/2019 às 11h26

K Entre Nós | A importância de falar sobre sexo


9
0
K Entre Nós | A importância de falar sobre sexo

Ora, se tem um assunto que atrai curiosidade e atenção é o tal do sexo. Também pudera, um tema que muitas vezes é tratado como sendo sujo, pecaminoso, feio e até proibido, mas que faz parte do nosso ser.  Uma incoerência tão estranha que é natural essa produzir essa curiosidade toda.

Mas bem que poderia ser diferente! Muitos abusos, injustiças, sofrimentos e até desconhecimentos sexuais poderiam ser evitados se simplesmente falássemos mais sobre sexo.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Pessoas que são abusadas temem em buscar justiça pela vergonha ou medo do contexto que a palavra sexual trás. Sofrimentos sexuais levam casais a se desentenderem e até se separarem. Traumas sexuais perseguem a vida das pessoas eternamente como um fantasma. Sem contar nas pessoas que sequer sentem prazer e não buscam ajuda por não achar válido.

Tudo isso e mais um pouco poderia sim, ser bem tratado e até evitado caso falássemos mais abertamente sobre sexo assim como falamos de política e economia. É o desconhecimento e o afastamento que leva esse tema a ser tão maltratado.

E podemos começar dentro da nossa própria casa. Você sabia que pode livrar o seu filho ou filha de sofrer um abuso sexual ou de ter uma vida conjugal infeliz simplesmente transmitindo seu conhecimento?

E não precisa escolher hora nem lugar para isso. Uma conversa tranquila como aquelas que temos a mesa pode ter aos poucos inserido o assunto, de forma tranquila e natural. Responder as dúvidas das crianças à medida que elas vão trazendo para casa devem ser respondidas sempre em linguagem que ela vá entender, mas nunca com mentiras ou proibição do assunto. Por mais perturbador que pareça, já que nossa geração não teve tanta orientação, precisamos quebrar esse ciclo.

E ainda há quem questione um veículo de comunicação como este trazer à tona logo esse assunto. E pensamos: senão nós, quem? E na sua casa, senão você, quem?

Sexo não é sujo, não é feio. É coisa de ser humano adulto saudável. Educação sexual é um direito e um dever de todo mundo, assim como qualquer outra questão de saúde. O Combate ao sofrimento começa com a informação. Converse mais sobre isso, prometo que logo se tornará um assunto tão natural como é para a gente aqui do K entre nós.

Obrigada pelo carinho e até o próximo programa.

Marcelle Paganini
Psicóloga e Sexóloga

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

316
45

Amigos da Super