Notícias
  22/04/2019 às 10h52

Festa da Penha começa com campinho Convento da Penha lotado no ES


1
0
Festa da Penha começa com campinho Convento da Penha lotado no ES

As comemorações da Festa da Penha, santa padroeira Espírito Santo, começaram neste domingo (21), no campinho do convento, em Vila Velha, na Grande Vitória. O evento é a terceira maior festa religiosa do país e pretende atrair 2 milhões de fiéis.

No primeiro dia do oitavário, centenas de pessoas foram homenagear Nossa Senhora da Penha nas missas do convento. Ao longo desta semana, serão realizadas missas, shows e romarias até o dia 29 de abril, dia oficial da santa.

Começam as comemorações da Festa da Penha, no ES  — Foto: Paulo Cordeiro/ TV Gazeta

O objetivo da Festa a Penha de 2019 é atrair os jovens. O guardião do convento, Frei Paulo Pereira, defende que a ideia do jovem desalentado que não busca estudar e trabalhar a fé não deve ser perpetuada.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook e pelo Instagram.

"A gente não deve se acostumar que a ideia do jovem está desalentado, mas que o jovem possa ser olhado pelo que ele é, uma figura com boa vontade, cheio de sonhos e expectativa. E nós queremos acolhê-los com muita satisfação e confiança", diz o frade.

Para o estudante Raone Lourenço muitos jovens não procuram a fé pela condição de vida ou da família. "Mas depende muito do jovem querer. Se ele quer estar perto de Deus, ele vai conseguir", afirma.

Convento da Penha, em Vitória  — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Apesar do apelo pela juventude, os idosos são a maioria dos devotos. Aos 84 anos, Maria da Penha Oliveira frequenta todo ano a festa e sobe o morro do convento andando.

"Na festa e fora da festa eu só subo andando, não gosto de subir de carro", conta. Durante a caminhada, ela aproveitou para rezar um terço.

Os pedidos da devota Maria José Cavalieri Batisti para Nossa Senhora da Penha são para o bem comum: paz, alegria e o fim da violência "é o que a gente está precisando", revela.

Minuto de silêncio
Durante a missa, o Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, pediu um minuto de silêncio pelas vítimas dos atentados durante comemorações no domingo de Páscoa no Sri Lanka. Mais de 500 pessoas ficaram feridas e 290 morreram. "Pelos nossos irmãos que faleceram nas igrejas e nos hotéis".

Para o Arcebispo, o momento deve ser aproveitado para o exercício da tolerância. "Que cada um possa encontrar tolerância consigo mesmo, para ter mais tolerância com o irmão e ver a tolerância que Deus tem com cada um de nós. Quando a gente descobre Deus e Jesus no nosso coração, a intolerância vai embora".

Por G1 ES 

Link da matéria original:
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2019/04/22/festa-da-penha-comeca-com-campinho-convento-da-penha-lotado-no-es.ghtml

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

72
5

Amigos da Super