Notícias
  14/05/2019 às 12h41

Baleias Jubarte chegam mais cedo ao ES e são avistadas por equipe de pesquisa


0
0
Baleias Jubarte chegam mais cedo ao ES e são avistadas por equipe de pesquisa

Quatro baleias Jubarte foram vistas no litoral capixaba nesta segunda-feira (13), durante uma expedição de equipes do projeto Amigos da Jubarte e da plataforma de pesquisa científica Jubarte.Lab. De acordo com o coordenador do projeto, Thiago Ferrari, o aparecimento da espécie no litoral do Espírito Santo nesta época é um acontecimento inédito, já que, normalmente, a temporada no Estado começa em junho.

A migração do grupo de baleias Jubarte, formado por cerca de 20 mil indivíduos, é monitorada pelo projeto desde 2014.

Thiago explica que, geralmente, esse grupo começa a migrar no mês de maio para, nadando cerca de 4.000 km na rota estabelecida no Atlântico Sul, em direção às águas quentes do Banco dos Abrolhos, localizado entre o Espírito Santo e a Bahia, para reprodução.

Mas, esse ano, relatos em diferentes locais apontavam um possível início precoce desse processo.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook e pelo Instagram.

Diante da suspeita, nesta segunda-feira (13) as equipes saíram por volta das 6h e, após duas horas de navegação, encontraram duas baleias a uma distância de 16 milhas da costa de Vila Velha. Um segundo grupo estava a 22 milhas.

“Isso prova que a temporada delas está começando mais cedo. A gente nunca tinha visto um registro, no início de maio, de Jubartes em águas capixabas”, disse o coordenador.

Ainda não há uma confirmação sobre os fatores que causaram essa migração precoce, mas Thiago acredita que a temperatura da água possa ter alguma relação com a mudança.

“A gente pode constatar hoje que a temperatura da água estava em 29 ºC nos pontos que as baleias foram avistadas. Esse fenômeno está acontecendo por causa do El Niño. Pode ser que esse aumento de temperatura da água no Oceano Atlântico pode ter influenciado. Precisamos de mais estudos e pesquisas para constatar”, explicou.

Mesmo com o aparecimento de algumas baleias, o coordenador do projeto adiantou que a temporada de turismo de observação ainda deve esperar. Isso, porque a quantidade de Jubartes no litoral do Espírito Santo ainda é pequena. Os interessados podem acompanhar as informações no site www.queroverbaleia.com.

Ampliação das pesquisas
De acordo com o coordenador do projeto, as pesquisas realizadas pelo Jubarte.Lab serão ampliadas este ano.

“Além das linhas de pesquisa que a gente vinha fazendo desde 2014 - sobre composição social, padrões comportamentais e até registro de foto-identificação - esse ano a gente vai aprofundar as pesquisas para poder ver se está havendo influência da navegação de grandes e pequenos navios na migração dos cetáceos”, disse.

Por G1 ES

Link da matéria original:
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2019/05/13/baleias-jubarte-chegam-mais-cedo-ao-es-e-sao-avistadas-por-equipe-de-pesquisa.ghtml

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

72
5

Amigos da Super