Notícias
  14/08/2019 às 12h48

Após 1º caso de sarampo confirmado, Cariacica oferece dose extra contra a doença


2
0
Após 1º caso de sarampo confirmado, Cariacica oferece dose extra contra a doença

O município de Cariacica, que registrou o primeiro caso confirmado de sarampo importado, decidiu antecipar a primeira dose da vacina contra a doença. Normalmente, a dose é aplicada aos 12 meses de idade, mas para prevenir o contágio da doença, uma dose extra, que pode ser ministrada aos seis meses de idade, foi disponibilizada para os moradores do município.

Na manhã desta quarta-feira (14), adultos e crianças já procuraram os postos de saúde do município, para receberem a dose extra da vacina. Em bebês do município, a segunda dose deve ser aplicada aos 12 meses de idade e a terceira, aos 15 meses.

O primeiro caso de sarampo importado no Espírito Santo foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Cariacica, na última segunda-feira (12). A paciente é uma jovem de 19 anos, que já foi curada e passa bem. Exames comprovaram que ela esteve em São Paulo no mês de julho e adoeceu no retorno ao Espírito Santo.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook e pelo Instagram.

A jovem ficou em isolamento domiciliar e os procedimentos de bloqueio vacinal seletivo nas pessoas que tiveram contato com ela foram realizados, além da varredura em cinco quadras no entorno do seu domicílio. No total, 66 possíveis casos foram investigados em todo o estado. Desses casos, 63 foram descartados. Outros dois casos permanecem em investigação.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de 1 ano de idade e desnutridas, podendo levar à óbito.

Os sinais e sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento.

Por: Folha Vitória

Link da matéria original:
https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/08/2019/apos-1-caso-de-sarampo-confirmado-cariacica-oferece-dose-extra-contra-a-doenca

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

209
28

Amigos da Super