Notícias
  17/04/2017 às 12h45

Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira no Espírito Santo


4
0
Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira no Espírito Santo

A campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começa nesta segunda-feira (17). Este ano, a novidade é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS.

A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país. Crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade continuam fazendo parte do público-alvo.

A vacina protege contra os 3 subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Para a população de Vitória, a vacina estará disponível em 28 unidades de saúde, por meio do agendamento on-line, que está disponível no aplicativo Vitória Online e no portal da Prefeitura de Vitória, a exemplo do que aconteceu com a imunização contra a febre amarela. A marcação on-line está disponível desde o meio-dia deste domingo (16).

A estimativa é imunizar 95.923 pessoas, entre gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês há, no máximo, 45 dias), trabalhadores de saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas (como diabetes e renais crônicos), idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e professores das escolas públicas e privadas.

A primeira fase do agendamento on-line será disponibilizada até o dia 5 de maio, com vagas para o período matutino, e será gradativamente reaberto, de acordo com as doses enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) até o final da campanha nacional, no dia 26 de maio. Em Vitória e nos demais municípios, o Dia D da vacinação será no dia 13 de maio para todos os grupos prioritários.

Serra

Na Serra, as doses serão disponibilizadas nas seis Unidades Regionais de Saúde (Boa Vista, Novo Horizonte, Feu Rosa, Jacaraípe, Serra Dourada II e Serra-Sede, além da Unidade de Saúde de Nova Almeida. A Maternidade de Carapina atenderá exclusivamente a gestantes e mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes da vacina (puérperas).

As Unidades de Saúde vacinarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 16 horas. Apenas nesta segunda-feira (17), e nos dias 25 de abril e 02 de maio, a vacinação ocorrerá das 13 às 16 horas. Na maternidade, o atendimento será das 8h às 12 horas, a partir de terça-feira (18).

Serão disponibilizadas 3.200 doses por dia nos ponto de vacinação.

Cariacica

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) explica que, a partir desta segunda-feira (17), a vacinação contra a gripe ocorrerá em 23 unidades de saúde e será feita por livre demanda, das 8h às 15h, assim como as vacinas de rotina e contra febre amarela.

Segundo determinado pelo Ministério da Saúde, Cariacica receberá 86.926 doses para a vacinação do grupo prioritário. Serão imunizadas pessoas com mais de 60 anos; crianças com idades entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias; funcionários da saúde; pessoas com doenças crônicas; indígenas; população privada da liberdade, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa e trabalhadores do sistema prisional; gestantes e puérperas (mulheres com bebês de até 45 dias).

As unidades de saúde com vacinação são: Alto Lage, Bela Aurora, Bela Vista, Cariacica Sede, Graúna, Itapemirim, Itaquari, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Novo Brasil, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha I, Nova Rosa da Penha II, Operário, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, Rio Marinho, Valparaíso, Santa Bárbara, São Francisco, Santa Fé.

Vila Velha

As equipes de técnicos da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha já foram treinados para atuar na 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza que será realizada entre 17 de abril a 26 de maio.

Em 13 de maio será o Dia "D" de vacinação que terá como público alvo durante o período da campanha crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas, idosos, profissionais de saúde que fazem atendimento direto ao público, professor lotado em sala de aula, pessoas com riscos de morbidade, além de detentos do sistema prisional.

Cerca de 100 mil doses da vacina estarão à disposição do público alvo residente no município de Vila Velha, conforme previsão do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Confira o cronograma de vacinação nas Unidades de Saúde, de segunda às sextas-feiras, das 8h às 17h:

Coqueiral de Itaparica

Vila Nova

Jaburuna

Ibes

Santa Rita

Paul

Jardim Marilândia

Barramares

Ulysses Guimarães

Araçás

D. João Batista

Vila Garrido

Vale Encantado

São Torquato

Barra do Jucu

Tags

Compartilhe:
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

54
1

Amigos da Super