Notícias
  17/08/2018 às 9h45

Tite inicia novo ciclo na Seleção com convocação nesta sexta


3
0
Tite inicia novo ciclo na Seleção com convocação nesta sexta

Por Terra

O caminho do Brasil para a Copa do Mundo do Catar, em 2022, começa nesta sexta-feira. Tite será o responsável de dar início à escrita da trajetória da Seleção em seu novo ciclo ao selecionar, pela primeira vez após a eliminação no Mundial da Rússia, os jogadores que irão compor a delegação dos amistosos contra os Estados Unidos e El Salvador, em setembro.

A hora da renovação chegou. Não só pela necessidade de se preparar o esquadrão que disputará o ciclo para a próxima Copa, já que 17 dos 23 nomes chamados pelo treinador da Seleção terão mais do que 30 anos no Mundial seguinte, mas também pelas boas atuações, tanto em solo nacional quanto estrangeiro, de jovens jogadores que podem agregar ao time de Tite.

Os casos mais emblemáticos são os de Arthur, Lucas Paquetá e Vinícius Júnior. Os dois primeiros chegaram a figurar na lista de suplentes para a disputa na Rússia e, pelo bom momento atravessado, dificilmente não farão parte do começo do processo de renovação do Brasil. Paquetá permaneceu em alta atuando pelo Flamengo e Arthur, inclusive, teve sua contratação sacramentada ao Barcelona e já chamou atenção da mídia europeia em sua estreia em partidas oficiais pelo clube catalão.

Vinícius Júnior também mudou de ares. Oficializado como jogador do Real Madrid ao completar 18 anos, a jovem promessa "sofreu" com a ameaça de ser emprestado para ganhar experiência, mas o rendimento nos amistosos de pré-temporada e os elogios do treinador Julen Lopetegui o credenciaram a permanecer no clube e conquistar, pouco a pouco, seu espaço no elenco merengue.

Do outro extremo do campo está Malcom. Depois de chamar a atenção no Bordeaux, o ex-corintiano teve a Roma como destino provável, mas o Barcelona atravessou a negociação e confirmou a contratação do atleta. Não por acaso. Logo em sua estreia oficial como jogador do clube catalão, o camisa 14 anotou seu gol e ajudou o Barça a vencer o Boca Juniors. Por já ter trabalhado com Tite no Corinthians, Malcom está em pauta para aparecer entre os 23 selecionados.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook e pelo Instagram.

Em solo brasileiro, outros destaques também podem ser observados. Um dos principais artilheiros da temporada nacional, Pedro, atacante do Fluminense, tem somente 21 anos e já soma 10 gols anotados na Série A do Campeonato. Everton também entra na lista: o atacante, principal nome do Grêmio na temporada, é observado de perto pela comissão técnica da Seleção e pode ser uma alternativa para o comandante da equipe verde e amarela.

Entretanto, o maior destaque é Rodrygo, do Santos. Já negociado com o Real Madrid, pelo valor de 54 milhões de euros, o atacante assumiu o status de sensação do futebol brasileiro. Estrela e revelação do Peixe até aqui, Rodrygo foi procurado por Barcelona, Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Paris Saint-Germain, mas acabou por acertar com os merengues e se juntará à equipe em junho de 2019.

Para a zaga, o nome que surge como possível selecionado de Tite é o de Éder Militão. Preocupado com a falta de promessas para o setor defensivo e a idade avançada dos titulares habituais, o comandante vê em Militão, cria da base do São Paulo e agora jogador do Porto, um potencial para ocupar a lacuna deixada por Daniel Alves, que terá 39 anos na Copa do Catar.

Outros jogadores correm por fora para estarem na lista dos 23 desta sexta-feira, mas não são descartados para, em algum ponto do ciclo para o próximo Mundial, atuarem com a camisa verde e amarela. Este é o caso de David Neres (Ajax), Richarlison (Everton), Bruno Henrique (Palmeiras) e Pedrinho (Corinthians).

Quaisquer sejam os nomes a serem escolhidos por Tite, o Brasil precisa, com seu novo elenco, lapidar e construir sua própria ótima geração. O processo de renovação começa nesta sexta-feira, às 11h00 (horário de Brasília), na sede da Confederação Brasileira de Futebol - a mesma entidade que bancou o treinador e depositou confiança em seu trabalho para 2022.

Link da matéria original:Tite inicia novo ciclo na Seleção com convocação nesta sexta

Tags

Compartilhe:
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

78
6

Amigos da Super