Notícias
  14/03/2018 às 10h11

Morre o físico Stephen Hawking, aos 76 anos


0
2
Morre o físico Stephen Hawking, aos 76 anos

O mundo científico está de luto. Morreu nesta quarta-feira (14) o físico e pesquisador britânico Stephen William Hawking, aos 76 anos. A morte foi comunicada por sua família à imprensa internacional.

"Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje. Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos", disseram seus filhos Lucy, Robert e Timem.

Ainda não foi divulgada a causa da morte.

Nascido em 8 de janeiro de 1942, Hawking se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo por abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. Era doutor em cosmologia, foi, Paul Dirac e Charles Babbage. Pouco tempo antes de morrer, ocupava o lugar de Diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge. 

Hawking experimenta zero gravidade durante um voo sobre o Oceano Atlântico. ‘Foi incrível ... eu poderia ter ido e continuar’, disse na ocasião (Foto: Zero G / AFP Photo)

Hawking experimenta zero gravidade durante um voo sobre o Oceano Atlântico. ‘Foi incrível ... eu poderia ter ido e continuar’, disse na ocasião (Foto: Zero G / AFP Photo)

No final da década de 1960, lançou a teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo, pontos do cosmo extremamente densos e que, na verdade, não são realmente negros quando explodem e que podem soltar partículas e radiação antes de desaparecerem.

Em 2014 sua vida virou o filme A Teoria de Tudo, levando um Oscar.

+ Siga a rádio FM Super também pelo facebook.com/radiofmsuper e pelo Instagram.

Detalhe curioso: Stephen Hawking nasceu no dia em que completaram 300 da morte de Galileu e morreu no mesmo dia do nascimento de Albert Einstein.

Ele mostrou sua enorme determinação por sobreviver durante anos com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa onde ele movia apenas um dedo e os olhos voluntariamente. Para falar, ele utilizava um sintetizador eletrônico.

Ele deixa 3 filhos e 3 netos. 

 

Fonte: O fuxico

Tags

Compartilhe:
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

145
13

Amigos da Super