Notícias
  25/04/2019 às 12h58

Especialistas dão dicas de saúde para romeiros


2
0
Especialistas dão dicas de saúde para romeiros

Faltando poucos dias para os festejos de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, especialistas dão dicas de saúde e cuidados com o corpo para aqueles que vão participar das tradicionais romarias. Para quem não está habituado a fazer nenhum tipo de atividade física, o médico especialista em dor crônica, André Félix, faz um alerta: "o ideal é que a pessoa sedentária comece a se preparar dias antes, fazendo pequenos trajetos para habituar o corpo e ir aumentando a distância percorrida progressivamente. Assim ela minimiza as chances de sofrer alguma lesão durante a romaria".

O especialista recomenda também que todos os romeiros alonguem os músculos do corpo antes e depois da caminhada. “Isso irá melhorar a circulação sanguínea evitando câimbras e dores musculares”. Além disso, hidratação e uma alimentação leve e balanceada são fundamentais para uma boa preparação. “A hidratação é muito importante para os romeiros. É necessário ingerir bastante líquido, de preferência água, antes, durante e depois do percurso. Consumir alimentos leves e de fácil digestão antes da romaria também contribuem para que o caminho seja feito de forma tranquila”, complementa.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook e pelo Instagram.

Os pacientes que já sofrem com dores crônicas devem ter cuidados redobrados. "Muitas pessoas encontram nas romarias um momento para agradecer por sua saúde ou pedir por alguma melhora. E existem vários estudos que confirmam que a fé é sim uma aliada no tratamento das enfermidades. No entanto, o paciente não pode fazer deste um momento de descuido. É importante que quem sofre com dores crônicas converse com o seu médico sobre sua intenção de participar da romaria e entenda se possui condições de saúde que permitam enfrentar mais de 10 km de caminhada. Esse cuidado antecipado dá ao paciente a chance de se preparar corretamente para cumprir a procissão sem prejuízos à sua saúde", finaliza.

A personal trainner, Poliana Brum, reforça os cuidados que devem ser tomados, mesmo para aqueles que já fazem exercícios físicos regularmente. “Todos devem estar atentos ao seu condicionamento antes de participar das romarias, seja caminhando, correndo, remando ou pedalando. E não importa se você é sedentário ou atleta. Estar consciente das próprias condições é fundamental”, orienta. “Usar um calçado confortável e verificar o estado de uso da bicicleta (para aqueles que vão participar da romaria dos ciclistas) também é muito importante”.

Para aqueles que vão enfrentar o percurso de aproximadamente 14 km da Romaria dos Homens, Poliana Brum ensina algumas técnicas de alongamento que podem ser feitas antes e depois do percurso.

- Dobre o corpo para frente, tentando não dobrar os joelhos e encostar as mãos no chão. Segure a posição por 10-20 segundos e levante bem devagar.

- De pé, apoiado em uma parede ou encosto de uma cadeira, dobre o joelho direito para trás e segure o pé direito em direção à coxa por 20 segundos. Relaxe e repita o movimento do lado esquerdo.

- De pé, apoie o pé direito em uma parede ou tronco de árvore como se estivesse pisando nele. O objetivo é alongar a panturrilha direita. Se necessário, jogue o peso do corpo para frente. Segure a posição por 20 segundos, relaxe e repita do lado esquerdo.

Por Folha Vitória 

Link da matéria original:
https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/04/2019/especialistas-dao-dicas-de-saude-para-romeiros

Tags

Compartilhe:
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

256
30

Amigos da Super