Notícias
  05/10/2017 às 13h29

Bezerras gêmeas nascem e recebem os nomes Maiara e Maraisa


8
0
Bezerras gêmeas nascem e recebem os nomes Maiara e Maraisa

Uma vaca deu à luz bezerras gêmeas, em São Mateus, região Norte do Espírito Santo, na madrugada desta quinta-feira (29). O dono do sítio onde as fêmeas nasceram, Aginaldo Pazito, deu a elas os nomes de Maiara e Maraisa, em referência à dupla sertaneja.

+ Siga a rádio FM Super também pelo facebook.com/radiofmsuper e pelo Instagram.

A filha do dono do sítio fez um vídeo dos animais, após o nascimento. “Aqui estão Maiara e Maraisa, as gêmeas que nasceram aqui na propriedade. A vaca está bem de saúde, as filhotinhas também”, falou Rosiane Pazito.

Aginaldo contou que, primeiramente, só tinha visto um filhote junto à mãe. “Eu fui lá embaixo e vi essa vaca parida com uma bezerrinha, à noite. De manhã cedo, eu fui lá apanhar a vaca e havia duas bezerras. Aí, falei: ‘eu só vi uma ontem, como pode ter duas?’. Então, eu saí do curral e a mulher falou: ‘eita, duas bezerrinhas, Maiara e Maraisa’”, relatou.

O veterinário do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) Rui Chaves Filho explicou que o nascimento de gêmeas é raro e o parto é difícil.

“É um caso incomum, bastante raro. Pelo vídeo, dá para ver que a vaca teve um bom pré-parto, uma boa alimentação e isso facilitou ela estar em boas condições corporais. O parto é, geralmente, difícil, até por questões óbvias de acomodação fetal. Quando nascem duas fêmeas, então, a gente fica muito feliz”, disse.

O veterinário falou que a chance de ser um parto de gêmeos varia de acordo com as características da vaca, como a aptidão, a idade, a quantidade de gestações que ela teve, a produção leiteira e o tempo que ela já pariu e emprenhou de novo.

“A média brasileira fica entre 1% e 1,2%, o que significa que, a cada 100 nascimentos, vai ter um parto gemelar com sucesso, que é quando os animais nascem e sobrevivem”, disse Rui.

Tags

Compartilhe:
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

168
21

Amigos da Super