Notícias
  16/01/2019 às 13h46

Assembleia Legislativa aprova anistia a policiais que participaram de greve no ES


2
1
Assembleia Legislativa aprova anistia a policiais que participaram de greve no ES

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou por unanimidade na manhã desta quarta-feira (16) o Projeto de Lei que concede anistia a policiais militares do Espírito Santo alvos de procedimentos administrativos devido ao movimento grevista realizado em fevereiro de 2017.

O deputado estadual Erick Musso (PRB) presidiu a sessão extraordinária, convocada pelo governador Renato Casagrande (PSB), quando o projeto foi colocado em pauta.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook e pelo Instagram.

O projeto

O Projeto de Lei concede anistia aos militares investigados, processados ou punidos por participarem ou por suas famílias terem participado de movimentos reivindicatórios por melhorias de vencimentos e de condições de trabalho, ocorridos de 1 a 28 de fevereiro de 2017.

O projeto não se aplica aos inquéritos de crimes militares.

Os militares afastados ou expulsos da tropa receberão também o pagamento retroativo ao período em que ficaram afastados. Terão direito ao retroativo de salário, auxílio-alimentação, auxílio-fardamento, férias e 13º salário.

Números

Na corregedoria da PM existem 2.622 processos administrativos contra os grevistas. Desses, 90 estavam em processo demissional. Outros 23 foram expulsos. Desde o período da paralisação, mais de 500 policiais militares pediram afastamento por problemas psicológicos.

Renato Casagrande

Ainda durante a campanha, antes mesmo de ser eleito governador do ES, Renato Casagrande já havia dito que iria rever os casos de policiais militares expulsos durante a greve da PM.

Projeto de anistia de policiais grevistas será encaminhado para a Assembleia Legislativa, no ES — Foto: Fábio Linhares/ TV Gazeta

"Policiais que tiveram sempre uma carreira brilhante e que foram excluídos da polícia, e se o processo tiver na área administrativa sob o meu alcance de ajudar a resolver essa injustiça, eu resolverei", falou na época.

Agora, já no posto de governador, Casagrande comemorou a aprovação do projeto. "É para fechar a ferida de um momento muito triste para a história da segurança pública capixaba."

Por G1 ES

Link da matéria original: Assembleia Legislativa aprova anistia a policiais que participaram de greve no ES

Tags

Compartilhe:
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

119
9

Amigos da Super